Tudo começou com um sonho…

Nossa História

O ano era 1902, quando uma família italiana de Bari embarcou em uma aventura para construir uma nova vida. Eles saltaram em um navio rumo ao Brasil e acabaram na cidade de Campinas, para trabalharem em plantações de café. Em 1908, o filho mais velho abriu uma pequena loja no Mercado Municipal da cidade, onde vendia grãos de café verde à clientes finais. O que este pequeno negócio tinha de especial? O rapaz decidiu torrar café e ensinar à donas de casa como fazer isso corretamente. EDUCAR está em nossa essência desde o princípio.

Ele se casou com uma jovem corajosa e, juntos, construíram uma loja de conveniência para produtos gourmet. Mas nossa ligação com o café termina depois de pouco tempo, quando a família decide gerenciar um posto de gasolina. O casal veio a falecer com pouca idade e, seu filho mais velho passou a cuidar do negócio da família e de seus irmãos mais novos. Donato era seu nome. Foi aí que a RESILIÊNCIA, PERSISTÊNCIACOMPROMISSO foram impressos em seu negócio, e nos demais que viriam mais adiante.

Jovem como era, ele não conseguiu manter o negócio em andamento. E quando esta história estava prestes a terminar, um homem que Donato nem sequer conhecia, ofereceu sua própria casa como caução para que o negócio continuasse. O homem apenas disse que um dia conheceu os pais de Donato e ficaria grato em poder ajudar. Se não fosse por ele, provavelmente esta história seria escrita de outra forma. Foi então que , ESPERANÇA, SOLIDARIEDADE e RESPEITO às pessoas foram adicionados aos nossos valores, nos lembrando de nosso dever em “retribuir” à sociedade, por todas as chances que tivemos.

O negócio de peças automobilísticas foi crescendo com DEDICAÇÃO, PAIXÃO e, acima de tudo, RESPONSABILIDADE em oferecer o nosso melhor aos nossos clientes, trabalhadores e sociedade. O coração EMPREENDEDOR da família fez com que investissem novamente em agricultura em 1976. A Daterra então nasceu. Depois de algumas tentativas no ramo, desde gado a produção de abacates, nós acabamos esbarrando novamente naquele grão que começou toda esta história: o café.

Para falar a verdade, não sabemos se o café nos reencontrou, ou se nós inconscientemente fomos tomando o caminho de volta para ele. O fato é que a jornada neste meio-tempo nos ensinou princípios e valores, que mesmo depois de tanto anos, ainda seguem presentes em cada grão de café que produzimos.

E prometemos continuar escrevendo esta história da forma que o mundo merece: oferecendo sempre o melhor que podemos para as pessoas e para o planeta.

3.250

hectares de preservação ambiental

150.000

árvores nativas replantadas

14.000

toneladas de compostagem orgânica

216

mini-fazendas de 5 a 15 hectares

Terras com personalidade e atitude

A Região do Cerrado Mineiro

Clima estável com invernos frescos e secos, verões molhados e quentes. Ventos secos em dias agradavelmente quentes e noites mais frias. Soa como o lugar dos sonhos para se passar as férias. Na verdade estas são as condições perfeitas para incríveis grãos de café crescerem. E é isso que você encontra na região onde a Daterra está localizada.

Nossas fazendas, na cidade de Patrocínio, são algumas das mais antigas plantações de café na região do Cerrado Mineiro e, estão em uma das melhores regiões para produção de café no país. Todas as plantações estão localizadas a uma altitude média de mais de 1.000m e, alguns terroirs chegam a 1.200m.

O vento, o sol e o solo são perfeitos para as árvores de café Arábica. As diversas altitudes e microclimas criam condições que, mais tarde, irão surpreender paladares com uma ampla gama de sabores, que vão de perfis sensoriais achocolatados e aveludados aos mais brilhantes e florais.

Especialistas em cafés e campeões mundiais de barista visitam a fazenda, para trabalharem juntos e aprenderem processos inovadores para a produção de cerejas de café, que criarão micro-lotes excepcionais.

Café verde de verdade

Sustentabilidade

A agricultura sustentável ainda era de certo modo desconhecida no Brasil quando começamos a empreender em café. Como se pode tirar algo da terra sem machucá-la? Simples: nós emprestamos e devolvemos em seguida.

Não se trata apenas de produzir o melhor café do mundo. Se trata de produzir café para um mundo melhor.

  • 1ª Fazenda certificada pela Rainforest Alliance do Brasil;
  • Modelo de Fazenda Sustentável, pela Illy Café em 2008;
  • 1ª Fazenda a ser verificada como Amiga do Clima pelo Módulo Clima, da Rede de Agricultura Sustentável (SAN) na América do Sul.
  • Vencedora do “Prêmio Fazenda Sustentável 2015” da Revista Globo Rural, sendo considerada a fazenda mais sustentável do Brasil.

© Copyright 2016 - Daterra Coffee