Mutirão Voluntário: Alunos e Comunidade Transformam Espaços de Escola Pública

Integrar os alunos, a sociedade e a escola, de forma cooperativa, a fim de tornar realidade um sonho em comum de toda a comunidade, transformando o espaço físico da unidade de ensino: esse é o Oásis Educar, projeto realizado na Escola Estadual Dona Cotinha, em Patrocínio, Minas Gerais, no último dia 06 de outubro. A iniciativa voluntária mediada pela Fundação Educar, mobilizou funcionários da Daterra, alunos e equipe da escola como forma de estimular cidadania e protagonismo.

Inspirado na metodologia do Instituto Elos, através de cinco passos (reconhecer belezas, descobrir sonho comum, conhecer talentos locais, buscar recursos e mão na massa), o projeto mobiliza a todos para concretizar o sonho de transformar o espaço físico da escola. A iniciativa é organizada pela Fundação Educar em parceria com a Daterra e tem por objetivo incentivar que as pessoas se reconheçam como protagonistas, para que descubram o seu potencial, tornando-se capaz de transformar a sua realidade, de sua comunidade e de seu país.

 

“Estamos muito contentes que pudemos proporcionar a comunidade uma ferramenta de transformação social através da Fundação Educar. Um sonho comum, ganhou vida ao juntar a comunidade, escola e tecnologias sociais, e esperamos que todos possam usufruir da melhor forma desse novo espaço. Acredito que iniciativas assim são extremamente importantes e gera impactos significativos na sociedade” comenta Crysthara Reis – Coordenadora de Sustentabilidade e RH da Daterra.

“O Oásis Educar é uma jornada que convida cada participante a colaborar com seu melhor para a realização de um sonho comum de escolas públicas. Mais que transformação física é a ‘revolução’ que acontece em quem participa, que passa a apreciar a potência do lugar e das pessoas, e a entender a importância da participação ativa na construção da sociedade. Um espetáculo!” afirma a Gestora da Fundação Educar, Cristiane Stefanelli.